09 abril, 2010

Seja objetivo em seus objetivos

Então, agora que você já delimitou o seu tema de acordo com uma área de seu interesse, como expliquei AQUI, tá na hora de você descrever os seus objetivos, que tal? Você pode não saber, mas os objetivos já estão praticamente determinados a partir do momento em que seu tema e seu problema se tornarem mais claros. E quanto mais objetivo você for, mais úteis serão os seus objetivos. Vou explicar de uma forma bem simples:
Durante o seu estágio em um hospital pediátrico você percebeu que nem todos os enfermeiros que atuam em Unidades de Terapia Intensiva parecem efetivar um determinado protocolo próprio desta área hospitalar. Seu problema então ficaria mais ou menos assim:

De que maneira os enfermeiros de uma UTI Neonatal realiza o protocolo X?

O título do seu trabalho, então, poderá ser:

Análise da percepção dos enfermeiros sobre o uso do protocolo X em uma UTI Neonaltal na cidade Y.

Perceba as delimitações possíveis: investigação sobre o quê? de quem? onde?

Aí você se pergunta: sim, mas quais seriam os meus objetivos? Me diga você! Pense da seguinte maneira: O QUÊ eu quero fazer? Releia o título do seu trabalho e provavelmente você vai concluir que seu principal objetivo é:

- Identificar as percepções dos enfermeiros de uma UTI Neonatal obre o uso do Protocolo X.

Pronto, você acabou de etabelecer o seu objetivo principal - ou melhor: o seu Objetivo Geral. É aquilo que você tá se propondo a realizar a longo prazo. Ok, mas e os objwtivos específicos?
Gente, isso também não é tão complicado assim! Lembram da viagem pra Paris que utilizei AQUI? Uma viagem, ainda mais pra um lugar tão interessante e sofisticado como Paris, demanda uma série de procedimentos adicionais para que seja realizada, é ou não é? Ou seja: para cmprir seu objetivo maior (ou Geral), que é ir a Paris tentar encontrar um pouco de lazer, relaxamento e aprendizagem, você precisará cumprir outros, diagmos, menores, imediatos. Ou melhor: específicos. Ou ainda mais simples: procedimentos que o ajudarão a efetivar sua viagem a Paria. Vejamos como poderiam ficar algums destes objetivos:

- Comprar uma passagem aérea para Paris;
- Encontrar um lugar onde possa ficar durante sua estadia na cidade-Luz;
- Procurar agências que ofereçam passeios aos melhores pontos turísticos da cidade.

Deu pra perceber que os objetivos específicos também são muito importantes em seu TCC, não deu? E tem uma coisa ainda mais impotante a considerar, que a maioria dos alunos não sabe:

Cada um dos objetivos espécíficos deverá constituir um capítulo do seu TCC final! Daí a sua grande importância, pois determinando estes objetivos você já saberá, de antemão, que tópicos deverá seguir em seu trabalho, que material deverá procurar - ou seja: por onde começar. Muita gente se diz perdida ao começar um TCC justamente por não saber por onde iniciar.

E outra coisa que os alunos não conhecem é algo chamado Taxonomia. Tem até os que já ouviram falar mas até hoje estavam crentes de que se tratava de algum novo palavrão no mercado. Até hoje. Eu não vou definir o que é Taxonomia (a mais conhecida é a Taxonomia de Bloom), só vou dizer que ela oferece uma série de verbos que poderão auxiliar você a construir os seus objetivos. AQUI você vai encontrar a definição e a história da Taxonomia de Bloom, mas lá embaixo do artigo você vai ver uma tabela que relaciona verbos de acordo com certas competências. Exemplo:

Ainda usando o caso da UTI Neonatal: você irá ANALISAR uma determinada situação existente e problemática. Considerando a Tabela de Taxonomia de Bloom para a competência ANÁLISE, seus objetivos teriam que começar pelo verbos:

- Explicar a atuação dos enfermeiros em uma UTI Neonatal;
- Analisar o protocolo X e sua utilidade em uma UTI Neonatal;
- Identificar a percepção dos enfermeiros da UTI Neonatal Y sobre o protocolo X.

Acho que, pra começo de conversa, é isso. Deixe suas dúvidas, sugestões, críticas ou reclamações na caixa de comentários pois, como já disse antes, a minha caixa de e-mails é uma loucura e nem sempre eu consigo atender a todos por lá, às vezes sequer chego a acessá-la. Por aqui eu responderei a todos com mais rapidez, ok? Abraços e bom final de semana pra todos!

2 comentários:

  1. Olá adorei o estilo e o tema que o seu blog aborda, muito interessante.O objetivo e para serem alcançados e não pra ficarem no meio do caminho.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu texto amiga, primeiramente traçar as metas. saber onde quer ir.
    Abraços forte

    ResponderExcluir