15 abril, 2010

Dicas para encontrar material realmente interessante para o seu trabalho

Assim que você consegue delimitar seu tema e definir os seus objetivos, chega uma hora crucial no desenvolvimento de seu trabalho acadêmico: procurar material que sirva de base para o trabalho. Ou seja: começar a pesquisa propriamente dita. Não esqueçam que trabalho acadêmico normalmente deve ser encarado como sinônimo de pesquisa! Poisé, mas sem material disponível a siutação complica - é ou não é? Eis um dos principais motivos pelos quais muitos bons estudos são descartados.

Vamos começar pelo básico dos básicos nesse processo: material impresso. Livros, artigos científicos, documentos etc, são o tipo de ajuda que você deve começar a buscar desde já, não espere para amanhã, ok? Ora bolas, se você já sabe o que vai fazer a coisa fica mais fácil! Suponhamos que você decida, de repente, ir ao shopping fzer umas comproinhas básicas. Está lá você, pulando de vitrine em vitrine e de repente dá de cara com aquela placa gritando "corre, vem aqui comigo que eu tenho algo pra você!". É uma livraria, manazinha(o), corre para atender a esse chamado antes que você estoure todo o seru catão de crédito em sapatos, calcinhas, cuecas pro marido, videogame etc. Entra nesta livraria com o teu tema gravado a ferro e a fogo na mente e começa a folhear os livros que possam ter algo sobre o teu tema. Lembra do que falei sobre os objetivos (foi bem AQUI, ó!)? Cada um dos teus objetivos deverá formar um capítulo do teu TCC, então procura sabê-los na ponta da língua (vale colar, também - escreve em um pedaço de papel e joga dentro da bolsa, pra uma eventualidade) e busca livros que contenham assunto que se enquadre em qualquer um deles, não importa se você vai sair com 10 livros na conta bancária ou do cartão de crédito. Trabalho de Conclusão de Curso é isso aí, não tem pra onde correr!
Passemos agora para um outro caminho na busca pelo material do teu trabalho: São Google Te Deu. Gente, ele dá,sim, é só saber como procurar. Não dê ouvidos ao prof. Robert Langdon (pra quem não leu o livro ou não viu o filme, é o personagem principal do Código Da Vinci, best seller de Dan Brown), que diz que "quem pesquisa no Google não faz pesquisa". Uma ova, professor! A internet põe à tua disposição vários sites que publicam artigos de boa qualidade, fruto de muita pesquisa e trabalho e que podem servir de base, sim, para qualquer trabalho sério.
Mas aí você pergunta: Sim, Shirley, mas como vou encontrar esses sites?
Gente, primeiro de tudo: coloque sempre na sua busca a expressão "referências bibliográficas". Exemplo: você está fazendo um trabalho sobre "As dificuldades enfrentadas pelo deficiente físico que prentede ingressar no mercado de trabalho". Vá lá no www.google.com e coloque exatamente assim:

"deficiente físico" + "mercado de trabalho" + "referências bibliográficas"

Foi lá? viu que na grande maioria dos links encontrados existe a expressão "referências bibliográficas"? Sabe por quê? Porque são trabalhos já realizados que contém as fontes que embasaram sua pesquisa. No mínimo você vai encontrar, nas referências, nomes e autores de livros e artigos que falam sobre o tema em questão. E alguns destes trabalhos estão hospedados em sites intressantes que tratam sobre os mais variados asusntos. Favorite-os automaticamente. Não sabe como favoritar uma página da web? Simples: entre na página e em qualquer lugar dela (um lugar que não seja um link, senão você estará favoritindo este link onde clicou) com o botão direito do mouse e veja que na janelinha que se abre aparece a opção "Adicionar aos Favoritos". Clique aí e na nova janelinha que se abre, em "Nome", coloque algo que identifique esse trabalho mais tarde, quando você precisar utilizá-lo. Para acessá-lo depois é só ir na aba "Favoritos", no seu navegtador (Internet Explorer ou Mozila Firefox, nos outros eu ainda não sei como fazer, pois nunca os usei. Mas creio que deve ser algo semelhante).

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: para pesquisar no Google vou dar uns macetes. Reparem que eu coloquei todas as expressõs entre aspas. Fazendo isso eu informo ao buscador que eu só quero trabalhos que contenham as expressões EXATAMENTE como coloquei entre aspas. Se eu colocar somente deficiente físico, sem aspas, o Google vai me dar milhares de trabalhos que contêm estas duas palavras, unidas ou separadas. Resultado: uma perda de tempo do tamanho do universo! Sempre que você quiser pesquisa uma expressão, coloque-as entre aspas, ok?

Mas se você morre de preguiça ou esquece de colocar as aspas, o Google te oferece uma solução que é interessante, mas que também vai te dar resultados aleatórios demais: quandop você digitar, por exemplo, deficiente físico, sem aspas, no browse do buscador começam a aparecer diversas alternativas relacionadas à expressão que você digitou, assim:

deficiente físico conceitos
deficiente físico isenção
deficiente físico concurso público
deficiente físico legislação

São boas sugestões pra começar, certo? Certo, só que, sem o auxílio da expressão "referências bibliográficas" a sua pesquisa vai continuar aleatória, você vai encontrar sites de clínicas de reabilitação, de psicólogos, editais de concursos, essas coisas que você não vai poder usar no seu trabalho, por não ofercerem embasamento teórico para nada! E pra quem não sabe (ainda) o que vem a ser "embsamento teórico", nada mais é do que a coletânea de autores de livros, artigos e outros documentos que você encontrar sobre o seu tema e que vão ser utilizados no seu trabalho para torná-lo um trabalho de qualidade e sério. Deu pra entender, né? Então tá!
Bom, por agora é só, mas depois tem mais. E vocês aí deixem de ser preguiçosos e comecem a perguntar, eu tô aqui pra ser questionada e tentar ajudar vocês. O que ainda está te preocupando: o tema, os objetivos, a metodologia, os teóricos? O quê? O quê? O quêêêêêê?
Enfim, perguntem! rs
Bjos a todos e bom finde!

2 comentários:

  1. VALEU!!! BUAAAÁ PARA O prof. Robert Langdon... SE ELE TEM TEMPO PRA FAZER AS CORRERIAS ATRÁS DE PICUNHAS ... EU NÃO...O MEU TEMPO É ESCASSO... ESTOU NUMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA!!! MUCHAS GRACIAS!!! ARI

    ResponderExcluir
  2. Oi ainda não tenho um tema especifico acho que queria falar de deficientes físicos mas não sei o que poderia me dar uma idéia teho medo de não conseguir fazer o trabalho.

    Obrigada

    ResponderExcluir